quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Plantas Trilho

No âmbito do Projecto Trilho da Baía a turma do 9º B vai investigar sobre algumas espécies presentes no Trilho. Aqui vão elas:

DRAGOEIRO
(Dracaena draco (L.) L. ssp. Draco)

ACÁCIA
(Acacia melanoxylon R. Br.)

VINHA
(Não podemos atribuir um nome cientifico à ‘vinha’ por ser um conceito muito abrangente onde estão inseridas várias castas e a realidade é que as castas plantadas no Pico variam de dono para dono.)

VEJA
(Sparisoma cretense)

MALVAS
(Malva sylvestris L.)


sábado, 8 de janeiro de 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Trilho da Baía


O Trilho da Baía Situa-se em S. Roque, na Ilha do Pico. Em tempos, chamado ‘O Caminho de Cima da Rocha’ foi um lugar conhecido por toda a população de S. Roque e S. Miguel Arcanjo pois lá viviam figuras muito faladas da nossa sociedade e também porque este caminho ligava S. Miguel Arcanjo a S. Roque e vice-versa. A realidade é que o trilho tem muitas potencialidades devido à sua beleza natural de maneira a vir a trazer muitos visitantes/turistas ao local. No entanto nos últimos 100 anos este caminho perdeu toda a importância que teve outrora, pois as pessoas foram abandonando as suas casas e as suas terras.

Apesar da beleza natural do trilho e do seu património cultural - casas e tanques - o trilho encontrasse bastantes poluído devido aos pescadores, às ribeiras que trazem os lixo e que ‘cortam’ o trilho em vários pontos e à população em geral que muitas vezes não tem os cuidados específicos de que cada tipo de lixo precisa, colocando colocando-o no chão. A turma do 9ºB da escola E.B.S. de S. Roque tem vindo a explorar este caminho, dando-lhe o estatuto de ‘trilho’ para que mais pessoas (turistas, população em geral, etc) conheçam esta maravilha natural por entre as matas de S. Miguel Arcanjo e ao lado da tão conhecida Baía de S. Roque.

Um óptimo lugar para passar uma tarde com a família.


André P. Garcia

Podia ser melhor, mas é o que se arranja.

B of Best

Site da Escola

Site da Escola *clica*

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Autobiografia Ambiental

Cidadania e sustentabilidades em comunidades sustentáveis na perspectiva da educação ao longo da vida

Autobiografia Ambiental

Faz uma análise de experiências significativas (positivas ou negativas) relativamente às questões ambientais e do desenvolvimento sustentável numa perspectiva da tua identidade ecológica (relação com o mundo; história de vida; memórias ambientais; consciência das responsabilidades ambientais).

A sustentabilidade ambiental é um tema muito falado; Julgo que sempre que fazemos algo que prejudique o ambiente ficamos com um pequeno peso na consciência, porque, afinal, daqui a uns anos serão os nossos sucessores (filhos, netos, etc) que vão viver no nosso planeta, o planeta que nós poluímos. Deste modo, tento ter atitudes o mais conscientes possíveis quanto ao ambiente e a preservação do planeta Terra, afinal, se não fizermos um esforço comunitário não vamos conseguir.

Os comportamentos de risco que julgo ter são: banhos muito demorados (onde gasto muitos litros de água) e o facto de ter o computador ligado praticamente todo o dia (gastando assim muita electricidade).

(se necessário utilize outra folha)

Refere um facto ou história marcante no âmbito ambiental:

A Conferência de Copenhaga onde o EUA recusou o tratado ambiental para reduzir as imissões de CO2.

Nome: André P. Garcia

Turma: 9º Ano B Nº 4

Data: 15/12/ 2010

Seguidores